Cálculos Renais

Cálculos Renais

Quais os sintomas?

Os cálculos renais podem apresentar sintomas como dor lombar, sangramento na urina, infecção renal ( pielonefrite ), entre outros. Quando o cálculo se move e passa pelo ureter ( canal que liga o rim até a bexiga ) pode ocorrer a cólica renal a qual se manifesta como dor lombar aguda, de forte intensidade, sem posição de alívio e que, normalmente, leva o paciente a procurar atendimento no pronto socorro devido à intensidade dos sintomas. Quando o cálculo está no ureter ( canal ) e ocorre aparecimento de febre, temos um caso que necessita maior cuidado de urgência devido à obstrução de saída de urina do rim com infecção.

Como saber se tenho pedra nos rins?

Para o correto diagnóstico de pedra nos rins necessitamos realizar um exame de imagem e a tomografia é considerada o melhor exame. Ultrassonografia pode ser utilizada, principalmente em gestantes e crianças, porém com dificuldade em visualizar cálculos pequenos e aqueles localizados no ureter.

Como posso tratar?

O tratamento dos cálculos renais é variado e depende do tamanho, localização e quantidade de cálculos. Pode ocorrer desde o seguimento com exames periódicos até o procedimento cirúrgico. Atualmente, quando indicada cirurgia, realizamos o procedimento minimamente invasivo sem cortes que permite maior segurança, alta hospitalar precoce e rápida recuperação. Em caso de cólica renal aguda, o paciente deve ser rapidamente avaliado por um médico urologista.

Como prevenir?

Sabemos que 50% dos pacientes com cálculo renal terão outro cálculo em 5 anos caso não façam a correta prevenção. Aumentar a ingesta de água, diminuir o consumo de alimentos com sal ou com alto teor de sódio e diminuir a ingesta de proteína animal são medidas que ajudam na prevenção. Além disso, a ingesta de sucos cítricos( por exemplo limão e laranja ) e o consumo de frutas, vegetais e fibras são medidas indicadas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se deve diminuir o consumo de cálcio na dieta e, sim, manter uma ingesta normal dos alimentos ricos nesse elemento ( por exemplo leite e derivados ).